A importância da assistência jurídica numa transação imobiliária

A importância da assistência jurídica numa transação imobiliária

Você conhece a importância da assistência jurídica numa transação imobiliária? Tem dúvidas sobre como funciona?

No Brasil, o processo de compra e venda de imóveis é intensamente burocrático e rigoroso, envolve inúmeros papéis e documentos. E é neste momento que a assistência jurídica entra em ação! Profissionais qualificados e experientes no mercado imobiliário que auxiliam em todo o processo o interessado com a quantidade de informações e evitando decisões extraordinárias e equivocadas que poderiam gerar prejuízos.

Enquanto a imobiliária e os corretores atuam conforme seus interesses e com base nos dados oferecidos pelas partes envolvidas, a assessoria jurídica se atenta aos detalhes. Auxilia em assuntos relacionados ao mercado imobiliário e de registro de imóveis.

No que diz respeito à locação, a assessoria jurídica é responsável por atender e orientar inquilinos e proprietários, dar assistência quanto a ações renovatórias de aluguel, cobrar locatários inadimplentes, dar suporte em situação necessária de despejo e analisar documentos.

Já quanto à compra e venda de imóveis, o advogado fica na linha de frente de temas como acompanhar a assinatura de contratos e escrituras, fazer o levantamento dos documentos das partes e analisar riscos quanto à viabilidade e regularização do imóvel.

Essas são apenas algumas das funções da assessoria jurídica no ramo, que resguarda a ética das imobiliárias e dos corretores de imóveis, prevendo problemas e orientando os envolvidos nos processos para que tenham total conhecimento sobre as etapas a serem seguidas.

Trata-se, portanto, de uma segurança para a negociação a ser realizada de forma correta, com responsabilidade e conforme a legislação.

O que faz parte da Assistência Jurídica em relação à compra e venda de imóveis:
Exigir e analisar os documentos;
Verificar os registros públicos;
Avaliação de contratos;
Verificar irregularidades;
Orientar sobre os possíveis custos;
Auxiliar na elaboração e assinatura do contrato.

Quais os riscos de não contratar assistência jurídica:
Fraudes;
Cláusulas contratuais abusivas;
Anulação da venda;
Transferência de dívidas;
Informações distintas das negociadas;
Existência de mais de um proprietário;
Irregularidade do imóvel que está em negociação.

Ao adquirir um imóvel, a última coisa que queremos é ser surpreendidos pelas entrelinhas, as quais podem ser uma dor de cabeça. A assistência é super importante, se dá pela atenção e preparação do profissional de Direito em avaliar o contrato de compra e venda, para verificar empecilhos que afetem diretamente os envolvidos.

Ter uma imobiliária com assistência jurídica é como ter um apoio extra durante todo o processo de compra e venda. Essa espécie de “guia” é fundamental para que dores de cabeça sejam evitadas.

Faz toda a diferença!
Chame a gente no whatsapp (51) 9 91164000 ou ligue 3416 4000 que iremos adorar te ajudar!


Categoria Dicas

Comentários

accounting

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
Continuar e Fechar