Amortização do financiamento imobiliário: saiba tudo sobre o tema

Amortização do financiamento imobiliário: saiba tudo sobre o tema

Amortização do financiamento imobiliário é um termo que se refere ao processo de pagamento de um empréstimo feito para adquirir um imóvel. Quando uma pessoa decide comprar uma casa ou apartamento e não tem dinheiro suficiente para pagar à vista, é comum que ela faça um financiamento imobiliário com um banco ou outra instituição financeira.

Aqui, no blog da Absoluta Imóveis, traremos tudo o você precisa saber sobre o assunto. Confira o conteúdo a seguir.

O que é a amortização do financiamento imobiliário?

Ao fazer um financiamento imobiliário, a pessoa recebe uma quantia em dinheiro do banco para comprar o imóvel desejado. Em troca, ela se compromete a pagar o valor emprestado mais os juros cobrados pelo banco ao longo de um período determinado. Esse período pode variar de alguns anos a décadas, dependendo do contrato firmado entre a pessoa e o banco.

A amortização do financiamento imobiliário é o processo de pagamento do empréstimo, que é feito em parcelas mensais. Cada parcela paga pelo comprador inclui uma parte do valor do empréstimo (o chamado capital) e uma parte dos juros cobrados pelo banco.

Essa divisão entre o capital e os juros varia ao longo do tempo, com o valor dos juros sendo maior no início do contrato e diminuindo conforme as parcelas vão sendo pagas.

A ideia por trás da amortização é que, ao longo do tempo, a pessoa vá pagando o valor do empréstimo e reduzindo sua dívida com o banco. A cada parcela paga, o valor do capital aumenta e o valor dos juros diminui, o que significa que a pessoa está cada vez mais próxima de quitar seu financiamento imobiliário.

Tipos

Existem diferentes tipos de amortização do financiamento imobiliário. O mais comum é o Sistema de Amortização Constante (SAC), em que o valor do capital é dividido em parcelas iguais ao longo do período de pagamento. Ou seja, a pessoa paga a mesma quantia de capital a cada mês, mas os juros variam de acordo com o valor ainda devido.

Outro sistema de amortização é o Sistema de Amortização Crescente (SACRE), em que o valor das parcelas aumenta ao longo do tempo. Isso acontece porque o valor do capital a ser pago a cada mês aumenta progressivamente, enquanto os juros diminuem na mesma proporção.

Por fim, existe o Sistema de Amortização Price, em que o valor das parcelas é fixo ao longo de todo o contrato. Nesse caso, o valor pago em cada parcela é composto por uma parte do capital e outra dos juros, sendo que a proporção entre eles é fixa durante todo o contrato.

Quando amortizar?

Independentemente do sistema de amortização escolhido, o importante é que você faça um planejamento financeiro para garantir que terá condições de pagar as parcelas do financiamento imobiliário ao longo do período estipulado.

Ao fazer isso, você poderá adquirir um imóvel próprio e ter a segurança de que estará investindo em um patrimônio que poderá ser usado por você e sua família durante muitos anos.

Está pensando em adquirir o imóvel dos sonhos no litoral gaúcho? Clique aqui e confira nossas opções.


Categoria FINANÇAS

Comentários

accounting

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
Continuar e Fechar