Como se planejar para adquirir um imóvel?

Como se planejar para adquirir um imóvel?

Para quem está pensando em adquirir um imóvel, o ideal é mesmo o planejamento financeiro de longo prazo, para que o orçamento seja suficiente para manter sua casa própria sem sacrifícios.

Tanto o valor da compra do imóvel, seja em parcelas mensais e entrada ou à vista, mais impostos e taxas, quanto o da manutenção (como IPTU, taxa de condomínio, seguros etc.), são compromissos caros que não podem deixar de serem honrados.

Veja, a seguir, algumas dicas para que você possa se planejar e comprar seu imóvel:

Poupe muito

O mais importante é poupar o quanto puder. O ideal é que, pelo menos, 10% de seus rendimentos sejam guardados para o futuro, logo no começo de cada mês.

Invista o dinheiro poupado

Dinheiro parado na conta-corrente, ou mesmo em uma conta poupança, é prejuízo certo. Por isso é preciso investí-lo. Prefira fundos de baixo risco. Confira quanto eles podem render no prazo programado para a compra do imóvel.

Não se esqueça dos custos adicionais

É preciso levar em conta que quem compra um imóvel precisa arcar com alguns pagamentos adicionais como custos de cartório, ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imobiliários), vistoria técnica, além da mudança, pequenas reformas (para imóveis usados).

Cuide o valor das parcelas

Por fim, é preciso certificar-se de que o valor das parcelas assumidas, seja em um financiamento ou em um consórcio, caiba em seu orçamento mensal de forma sustentável. Isso significa não ultrapassar 30% de sua renda.

 


Categoria Dicas

Comentários

REFINE SUA
BUSCA AQUI!