Conheça a história de Capão da Canoa

Conheça a história de Capão da Canoa

Você conhece a história do município de Capão da Canoa? As suas curiosidades e história? Você sabia que, na verdade, ele começou com outro nome? 

 

É isso que descobriremos no post de hoje, a história da nossa cidade amada!

 

Até o século XVI, o Litoral Norte do Rio Grande do Sul era propriedade dos índios carijós, minuanos e arachanes, porém, com a chegada dos europeus neste mesmo século, houve a disseminação de doenças e a escravização dos índios nativos da região, o que influenciou a redução dessa população.

 

No ano de 1752, os açorianos, vindos de Portugal, começaram a chegar nos litorais do Rio Grande do Sul, desembarcando no Porto de Dorneles! Tornando o município de Capão da Canoa berço de origem das Sesmaria das Conchas, que em 1800 pertencia a Inácio José Araujo de Quadros. No início, era formado por grandes dunas, banhados, mar cristalino, esteiras, matos e capões, ficando a leste o mar e a oeste, as lagoas e rios.

 

Foi por volta de 1900  foi fundada Capão da Canoa que, na verdade, era conhecida como Arroio da Pescaria! Bem na época onde os pescadores construíram os primeiros ranchos!Em 1920, começaram a chegar os primeiros viajantes e visitantes, tanto da serra gaúcha quanto os moradores da famosa capital, Porto Alegre. Sendo a maioria dos viajantes descendentes de alemães e italianos. E em meados de 1940 os israelitas também começaram a frequentar a cidade em busca de um bom descanso e passeios.

 

O nome “Capão da Canoa” já existia no interior de uma fazenda de propriedade da família Nunes, na extensão da praia de Xangri-lá (hoje município de Xangri-lá) com fundos para a Lagoa das Malvas, pois este, eram quem davam apoio aos visitantes que passavam ou vinham veranear. Por volta da década de 40 o velho nome de “Arroio da Pescaria” foi desaparecendo, dando início ao nome como conhecemos atualmente: Capão da Canoa.

 

E foi em 1º de fevereiro de 1933, pelo Ato Número 073, que Cornélios surgiu como 6° Distrito de Osório, onde estava incluída também a Vila de Capão da Canoa. Em 1952 o 6° Distrito de Osório, Cornélios foi transferido para Capão da Canoa. A emancipação do município veio trinta anos depois pela Lei 7.638, de 12 de abril de 1982.

 

E em 2021, Capão completou seus 39 anos de emancipação político-administrativa e possui mais de 53 mil habitantes, de acordo com dados do IBGE de 2019, reúne as comodidades de um centro urbano, com estrutura diferenciada e diversas opções de lazer, se tornando a maior cidade do Litoral Norte Gaúcho, e hoje é um dos maiores destinos para férias e lazer de todos os gaúchos.

 

Capão da Canoa é uma cidade incrível nas quatro estações do ano, quem vive aqui possui uma qualidade de vida de alto nível, com fácil acesso para a região metropolitana enquanto oferece aquele clima de praia, descanso e férias, com todos seus recursos de lazer, alimentação, saúde e belezas naturais.

 

Quer curtir as suas férias aqui também? Ou aproveitar e morar todo ano? A Absoluta é a imobiliária que você procura!

 

Entre em contato e confira os imóveis que temos disponíveis no nosso site! 

 

Fontes:

www.achetudoeregiao.com.br/

https://www.atrbr.com/ 

https://radiomaristela.com.br/

https://cmcc.rs.gov.br/historia/


Comentários

accounting

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
Continuar e Fechar