Entenda como funciona o financiamento de imóveis!

Entenda como funciona o financiamento de imóveis!

Comprar um imóvel é sem dúvidas um dos maiores passos na vida de qualquer pessoa, além de ser para muitos um verdadeiro sonho. Hoje, com o financiamento bancário, esse sonho está cada vez mais perto de se tornar realidade.

Se você ainda não sabe, o termo financiar quer dizer: “pegar dinheiro emprestado com algum banco e retornar esse dinheiro de forma parcelada, ao longo de um prazo pré-definido em contrato”.

É importante destacar também que há diversos tipos de contratos que podem ser firmados em um financiamento, mas o mais comum é o chamado de “contrato de compra e venda a prazo com pacto adjeto de alienação fiduciária”.

O financiamento pode ser realizado em diversos bancos, ou seja, você não precisa ser cliente do banco, mas saiba que, caso seja, a instituição financeira consegue reunir mais informações sobre o seu perfil e oferecer as melhores taxas para poder aprovar o seu crédito com mais rapidez.

O recomendado é sempre verificar as condições de pagamento em cada banco, quais as taxas de juros, a duração dos contratos e quanto do imóvel podem ser financiados. A dica é ir até uma agência para conversar diretamente com o gerente e entender qual a melhor opção.

Outra dúvida frequente por parte dos compradores é: pode financiar 100% do valor do imóvel? Não, não é possível, por isso é importante que você tenha uma “reserva financeira” para pagar o valor da entrada.

 

 

Mas e como pedir o financiamento?

 

Então, primeiramente, são necessários os seguintes documentos: original e cópia do RG e CPF (de ambos os cônjuges, se for o caso), comprovante de estado civil e renda (comprovantes de salário, extratos bancários e declaração de imposto de renda). Os autônomos podem comprovar seus rendimentos apresentando contrato de prestação de serviços, declaração de imposto de renda, recibos de trabalho ou declaração (Decore) de contador confirmando o recebimento de rendimentos. Comprovante de renda para o comprador comprovar que tem condições de pagar as parcelas, pois o valor não pode ultrapassar 30% da renda familiar mensal. O banco também realiza análises cadastrais para verificar se há alguma inadimplência.

Quanto ao imóvel, é necessário apresentar a certidão de registro correspondente atualizada no Cartório de Registro de Imóveis. A casa ou apartamento deve estar livre de ônus, não ter dívidas com o município e estar legalizada em nome do vendedor.

Não havendo nenhum problema, a carta de crédito é aprovada com um período de validade a critério do banco.

Após analisar o perfil do comprador e obter a aprovação do crédito, o banco avalia o imóvel a ser financiado para confirmar o valor correspondente. Dessa forma, a instituição financeira elabora um contrato para assinatura das partes envolvidas. Após avaliação, a carta de crédito é emitida e normalmente a primeira parcela vence 30 dias após a emissão do contrato.

Agora sim, você está a um passo de adquiri o seu imóvel dos sonhos, entre em contato com um dos nossos especialistas da Absoluta Imóveis e solicite agora mesmo o seu financiamento!


Categoria FINANÇAS

Comentários

accounting

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
Continuar e Fechar