Quais os documentos necessários para negociar um imóvel?

Quais os documentos necessários para negociar um imóvel?

Uma negociação de venda de imóvel exigirá que tanto compradores quanto vendedores apresentem uma série de documentos e comprovações para demonstrar que não há riscos na transferência do bem. Como estudar e organizar os documentos necessários em uma transação junto à imobiliária? Por isso, confira sua documentação e deixe-a separada para a concretização da negociação.
Além disso, preste atenção nos documentos apresentados pelos vendedores.
Além da documentação básica (RG, CPF, certidão de casamento), é importante verificar se eles não estão envolvidos em processos judiciais ou execuções em que o imóvel possa estar envolvido.
Para isso, solicite a eles certidões negativas atualizadas junto ao INSS e à Receita Federal, à Justiça Federal e do Trabalho e de Distribuição Cível. Já para você, que vai comprar o imóvel, é preciso apresentar: Carteira de Identidade (RG); CPF; Certidão de estado civil e escritura de pacto antenupcial, se houver; Comprovantes de residência; Comprovantes de renda; » Declaração de Imposto de Renda.
Se for utilizar seu saldo do FGTS no pagamento do imóvel, a Carteira de Trabalho deve ser apresentada, bem como os extratos das contas a serem descontadas e Declaração de autorização para a movimentação de conta vinculada ao fundo. Certidões negativas de débitos, de ações judiciais, de execuções fiscais e de protesto de títulos também podem ser solicitadas, a depender da forma de pagamento da compra.


Categoria Dicas

Comentários

REFINE SUA
BUSCA AQUI!