Saiba como realizar a compra conjunta de um imóvel!

Saiba como realizar a compra conjunta de um imóvel!

Já pensou em adquirir um imóvel com outras pessoas? É totalmente possível e dentro da lei realizar esse tipo de negócio, e pode ser a escolha certa para ter o próprio lar à vista ou parcelado!

Na compra conjunta de um imóvel, mais de uma pessoa contribui para pagá-lo. Ou seja, ambas as pessoas envolvidas possuem tanto os direitos, quanto deveres relacionados ao mesmo. Em relação aos direitos de quem faz uma compra em conjunto, vale destacar que os participantes usufruem do bem adquirido, podendo exercer todos os privilégios de proprietários sobre ele. E em relação aos deveres com o imóvel, cada um dos donos é obrigado a contribuir no pagamento de contas, impostos e taxas da propriedade (na proporção da parte que tem). 

Existe a compra conjunta por meio de financiamento, onde os compradores se obrigam a pagar todo o saldo devedor até a quitação do bem e a compra à vista, onde é mais simples, pois depende apenas de fazer constar os nomes dos compradores no documento de compra e venda da propriedade. 

Existem casos mais simples e ideais para obter a compra em conjunto, como no caso de quem está planejando o casamento, quem já se casou e quer conquistar o apartamento próprio, pessoas com união estável, parentes como irmãos, pais e filhos também, afinal, compor a renda agiliza a aprovação de um financiamento imobiliário.

O que pode impedir a realização de uma compra conjunta são documentos pessoais em desordem, nomes sujos e não apresentar plenas condições da solicitação de crédito para financiamento, entre outros fatores que serão analisados. Se um dos candidatos apresentar restrições cadastrais, provavelmente seu crédito não será aprovado, preste atenção e evite a recusa na etapa de análise cadastral.

A compra conjunta de imóvel deve ser cercada de cuidados, é preciso constar no contrato de compra e venda o nome de todos os participantes da aquisição e registrar o percentual que cada co-proprietário detém.

É importante lembrar que se os proprietários tiverem problemas com inadimplência e protestos em cartório, tais pendências tendem a recair sobre a propriedade, afetando a venda deste imóvel. Quando se opta por realizar uma compra conjunta, é necessário ter clareza quanto às obrigações!

Fonte: comocomprarumapartamento.com.br


Categoria Dicas

Comentários

accounting

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
Continuar e Fechar