Vinho e peixe, a harmonização saudável que vai além do paladar

Vinho e peixe, a harmonização saudável que vai além do paladar

Nós já sabemos que o peixe e o vinho são costumeiramente consumidos na semana santa que precede a páscoa, mas você sabia que essa combinação vai além de valores simbólico-religiosos? 

Neste texto mostraremos que essa harmonização pode ser muito saudável para o organismo, além de também apresentarmos algumas combinações entre tipos de vinhos e peixes que farão o seu prato ter um sabor ainda mais especial.

A harmonização perfeita para a saúde

A combinação entre vinho e peixe já é milenarmente conhecida dentro da religião cristã, começando pela representação do vinho como o sangue de Cristo na santa ceia. Já o peixe é simbolicamente conhecido na páscoa pela ressurreição de Cristo, além de ter sido um dos instrumentos no milagre da multiplicação. 

Mas você sabia que a combinação do vinho e do peixe também pode fazer bem para nossa saúde? 

Segundo um estudo da Universidade Católica de Campobasso, na Itália, a dosagem de até duas taças de vinho eleva o aproveitamento do Ômega-3 no organismo, que é a gordura boa presente nos frutos e peixes do mar.

O Ômega-3 ajuda a prevenir a formação de placas nas artérias, mantendo o tecido do coração forte e saudável. 

Outro estudo publicado na revista Current Pharmaceutical Biotecnologia afirma que os corações daqueles que regularmente consomem vinho em conjunto com frutos ou peixes do mar tem 20% mais tecido cardíaco, ou seja, seu tecido cardiovascular regenera com maior facilidade.

Como combinar?

Para cada forma que preparamos o peixe existe um vinho que harmoniza melhor, então você precisa definir o prato, se será assado ou frito, se terá algum tipo de molho ou servido seco, e depois escolher o vinho que combina melhor. 

Por exemplo, os vinhos brancos harmonizam muito bem com pratos que levam molho branco ou camarão, e eles preferencialmente devem ser servidos gelados.

Já os espumantes caem bem com petiscos fritos como anéis de cebola, polenta ou batatas fritas, isso porque estes petiscos precisam de uma acidez maior concedida pela espumante para harmonizar melhor.

Muito consumido na semana santa é o tradicional peixe frito, ele também harmoniza muito bem com o espumante, mas outra ótima opção para consumi-lo é acompanhado de vinho branco.

Outro prato bastante consumido nesta época é a moqueca, para este sugere-se um vinho tinto com um toque de especiarias, ele harmoniza muito bem com a pimenta e outros condimentos tradicionais do prato.

Os peixes mais gordurosos e encorpados, como o salmão e o bacalhau, podem ser combinados também com vinhos tintos de taninos suaves e teor alcoólico baixo, como um Pinot Noir, por exemplo.

Dois locais que irão te ajudar a encontrar os melhores peixes para elaborar os seus pratos da semana santa são a Vitrine do Mar e o Empório dos Peixes, em Capão da Canoa, RS. 

Venha morar perto do mar no seu apartamento dos sonhos

Venha passar um calmo e charmoso inverno aqui no litoral. Capão da Canoa é referência em qualidade de vida e segurança, sendo uma das regiões mais buscadas para moradia.

>Clique aqui e conheça algumas das nossas melhores opções em apartamentos, seu sonho de viver perto do mar começa aqui!


Categoria SUA VIDA

Comentários

accounting

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
Continuar e Fechar